A pele e o frio

Okay, eu sei que dependendo da localização (falando em terras brasileiras), o frio quase que não existe. Porém quando a temperatura dá aquela caída, a nossa pele sofre as consequências - e não são poucas!

Vou usar minha pele como parâmetro e exemplo nesse post - ela é mista: isso quer dizer que ela tem áreas oleosas e/ou normais (ou secas), e isso não quer dizer que ela não sofra quando a temperatura abaixa!

A pele no inverno, tende a ficar mais seca por conta da diminuição da transpiração corpórea. Com isso a pele acaba ficando esbranquiçada por conta do ressecamento. Então é bom investir em um ótimo hidratante!


Falando em hidratante, pele mista/oleosa também resseca, viu? Claro que, por conta da oleosidade excessiva, isso pode ocorrer com menos frequência, mas ainda sim acontece... E pode ser causado por hidratação de forma errada!

Quando pensar em hidratação da pele, deve-se levar em conta o tipo de pele. Conhecendo a sua pele, você poderá hidratá-la de forma correta, atendendo as necessidades dela.

Um alerta para as peles mistas/oleosas: hidratação feita de modo errado faz com que a pele produza mais oleosidade, já que ela "entende" que está desidratada, aumentando a produção de óleo. Para que isso não ocorra, para esse tipo de pele, aconselha-se a usar hidratantes na forma de gel-creme ou creme-gel. Esse tipo de hidratante possui as duas formulações, fazendo com que a hidratação seja completa no rosto todo.


Se você tem a pele seca (que geralmente é mais sensível) vai ter que usar outro tipo de hidratante, com textura cremosa ou em bálsamo - porém não deixa a pele pegajosa, além de hidratar e nutrir.

Agora, se sua pele é do tipo normal, festeje. Você não precisa de nenhum creme específico, pois sua pele já possui todos os nutrientes e hidratação na media certa, mas é sempre bom aplicar um creme hidratante - para peles normais - para mantê-la sempre bonita e hidratada - principalmente no frio!

Share:

9 comentários

  1. A pele no frio dá uma ressecada mesmo, é sempre bom manter uma rotina de cuidados e beber bastante líquido durante o ano todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Beber muito líquido ajuda a manter a pele hidratada naturalmente, principalmente no inverno - quando nós mesmo diminuímos a quantidade de água ingerida.

      Excluir
  2. Moro no Ceará e tô com a pele super seca precisando urgentemente de um ótimo hidratante. Indica algum?
    Excelente post, flor! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Você pode usar o Creme Nivea (aquele da latinha azul) toda noite, antes de dormir e. de dia, caprichar no protetor solar pois ele também tem componentes hidratantes!

      Excluir
  3. A minha pele é igual a sua ela é mista,eu estava precisando de saber qual tipo de cremes eu poderia usar nesse frio,minha pele ja esta ficando ressecada seu post foi muito útil para mim obrigada linda beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que foi útil! Acho que essa é a motivação para eu continuar escrevendo: ser útil para os leitores!

      Excluir
  4. olá tudo bem ? a nossa pele fica muito mal tratada com esse frio ,
    é muito importante ter esses cuidados .
    ótimo post. Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É importante cuidar da pele durante o ano todo!

      Excluir
  5. Faz uns dois anos que comecei a cuidar mais da pelo no inverno, aqui no sul ele é bem rigoroso. E a gente sofre bastante, a pele também fica super esbranquiçada por causa do ressecamento. Bjusss

    ResponderExcluir

O que achou do assunto do post?