Cronograma Capilar - como criar o seu


Todo mundo quer aquele capelão divino, esvoaçante bem cara de comercial de shampoo... Mas manter o cabelo bonito não é fácil nem barato (principalmente se você for cacheada)! Mas calma que a tia aqui vai dar um help pra você montar o seu.

Primeira coisa que você precisa fazer é o TESTE DE POROSIDADE. calma que ele não é um bicho de 7 cabeças! Funciona assim: passe os dedos no cabelo para que venha aquele fio que já estava solto (no meu caso, tive que puxar um mesmo), coloque num copo com água (mas tem que ser transparente, viu?) e veja em que nível ele fica, como indicado na imagem abaixo:
Fonte: Fique Diva
Esse teste irá definir o que seu cabelo mais precisa (dentre hidratação, nutrição e reconstrução). Dependendo de onde seu cabelo ficar na água, ele irá indicar o que irá mais aparecer no seu cronograma. O meu indicou que eu preciso de mais hidratações do que nutrições e reconstruções, ele ficou assim:
1° semana: H - R - H
2° semana: N - H - N
3° semana: H - R - N
4° semana: N - H      
(H = Hidratação; R = Reconstrução; N = Nutrição)
Eu encaixei dentro da minha rotina: Segunda, Quarta e Sexta. São os dias em que eu lavo o cabelo (no caso, ele é cacheado) então já aproveito para fazer a manutenção dele. Você não precisa ter uma infinidade de produtos para isso, tendo um produto para cada etapa já é o suficiente.

No caso, eu adoro uma novidade e, sempre que vejo um creme diferente eu compro e adiciono ao meu cronograma, assim a cada semana aplico um creme diferente em cada etapa (como o creme CabeNoodles que tem um cheiro maravilhoso).

Como sou adepta ao Low Poo, eu evito ao máximo produtos que contenham sulfatos, parabenos e petrolatos, mas acabo não resistindo e comprando algum produto diferente que contenham esses componentes... Como eu faço uso do Low Poo fico de consciência menos pesada, pois nessa  técnica o uso deve ser evitado e não proibido.

VALE LEMBRAR QUE os cremes, sejam qualquer um deles, devem ser aplicados NO COMPRIMENTO DO CABELO, na raiz só vai o Shampoo  - que não se aplica no comprimento. O mesmo vale para o condicionador: só no comprimento, hein?

No caso do meu cabelo cacheado, para ter um resultado melhor, eu separo em 4 partes (como se fosse aplicar tintura), e vou aplicando mecha a mecha como uma fitagem. Isso ajuda o produto a penetrar nas cutículas (ou escamas, não sei qual o termo correto) dos fios e, em outros dias, eu faço Dedoliss, mas isso é assunto para outro post.
Vamos aos cremes!!! Como eu disse, eu uso vários com vários componentes diferentes (inclusive se você procurar por Cabelo aqui no blog, irá encontrar resenhas dos cremes) e tem creme que tem função dupla, como é o caso da máscara Meu Pudinzinho (resenha aqui), que na mesma semana, uso em dias diferentes. 

Também tem uma linha completa de cronograma da Salon Line chamada Sopa de letrinhas. São ampolas indicadas para cada etapa do cronograma, mas não indico-as e você pode descobrir o porquê clicando aqui.

Atualmente eu uso o UTI Capilar da Embelezze (não liberado), Maionese Capilar Light (resenha da não liberada aqui), CabeNoodles (resenha aqui), Meu Pudinzinho - creme de coco (resenha aqui), Desmaia Cabelo, Margarina Capilar (resenha em breve) e Creme hidratante liberado Salon Line. Procuro produtos que sejam liberados, mas esse da Embelleze eu não abro mão!

Não é só as cacheadas que podem fazer o cronograma capilar: QUALQUER TIPO DE CABELO pode receber essa maravilha, afinal todos os cabelos merecem ser bem cuidados - e todo mundo gosta de ter cabelo bonito, não é? Espero que esse post tenha ajudado a esclarecer algumas coisas sobre esse assunto e, se você já faz o cronograma, me conta nos comentários quais os produtos que você usa!!!

Share:

1 comentários

  1. Menina aprendi tanto com esse post. Não sabia desse teste da porosidade e o quanto isso influencia na rotina e nos produtos adequados para as necessidades capilares. Obrigado por me educar , usando uma linguagem simples e direta.

    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que achou do assunto do post?