A era visual: Seria o fim da escrita?


Acredito que estamos numa era extremamente visual. Isto é, se você não tem uma imagem atrativa, você não recebe reconhecimento (curtidas/likes/inscrições) e com isso as pessoas perdem o interesse mais rápido do que sua imagem possa chegar a novos interessados.

Um grande exemplo é a migração massiva do Blogger para o Youtube. Entrei para o blogger (a uns 4 anos atrás) onde o intuito de ser "blogueiro" era ganhar seguidores e receber produtos das marcas famosas.

É óbvio que todos querem reconhecimento (inclusive eu, é claro que eu quero receber produtos também e ser rycah com isso) mas ele não vem de um dia para o outro. Blogger está extremamente desvalorizado hoje em dia...

...Por conta da imigração dos bloggers para youtubers. Todo mundo quer ser famoso na rede e ser notado pelas marcas, óbvio. O que muitas vezes falta é conteúdo - vide recentes casos de plágio. As vezes, é muito mais fácil criar um vídeo em que muitas pessoas vão ver, do que um post escrito... Já que a mente humana está cada vez mais preguiçosa para a leitura.

Isso afeta diretamente o modo de lidar com as coisas - falando em termos de leitura. Eu por exemplo busco por tutoriais escritos por não ter a menor paciência com vídeos (vídeos com mais de 10 minutos já me dão imensa preguiça) mas concordo que, se for um tutorial de maquiagem (usando meu nicho como exemplo), um vídeo será muito mais proveitoso pois nele eu e outras pessoas, vão conseguir visualizar como de fato foi executada a técnica mostrada em foto.

Acredito que o Blogger ainda não teve seu fim, existem muitos blogs bons espalhados por aí e, ao contrário do que era antes, o Blogger tornou-se (no meu ponto de vista) uma extensão do Instagram/Youtube pela busca de mais informações - coisa que era inversa até pouco tempo atrás. 

Share:

4 comentários

  1. Concordo com vc: as pessoas estão mais preguiçosas, acomodadas, querendo muito por nada, querendo sacar o que não depositaram. Acredito que não haverá nenhuma ferramenta que possa se comparar ao blogger. Todo conteúdo realizado nas outras ferramentas remete à velocidade e informações se tornam obsoletas em frações de segundo. Acredito que o blogger ainda tem uma função de "eternizar" um pensamento, um momento, um sentimento. Uma coisa é a pessoa colocar uma foto de uma viagem que ela fez. Outra coisa é ela fazer o relato da experiência com fotos. Muito muito melhor.

    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Rainha! Com a velocidade que as coisas mudam hoje em dia, um vídeo que viralizou hoje, amanhã ninguém mais lembrará. Mas uma coisa escrita, é um momento eternizado pela pessoa e nele, ele pode colocar um vídeo da viagem, as fotos... Que irão ilustrar aquele momento vivido! :)

      Excluir
  2. Pois é, concordo com você. Eu também prefiro ler do que assistir vídeos, pois muitas vezes são longos e me cansam. Acredito que os blogs ainda terão muito caminho pela frente, e eu conheço muitas pessoas que preferem ler a ver vídeos. E no blog além de escrever, você pode colocar as fotos, vídeos do momento. Ótimo texto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acho que o blogger não irá morrer por ainda ter pessoas como nós: que escrevem por amor e também por se expressarem melhor escrevendo do que gravando vídeos (como eu, que não tenho afinidade nenhuma com a câmera). Obrigada pela visita!

      Excluir