Okay, eu ainda não moro sozinha, mas pretendo em breve. Pensando nisso, porque não escrever um guia de sobrevivência... Pra mim? Afinal de contas, se você consegue sobreviver sem sua mãe por perto, eu também consigo!

Bom, se você é um ser bagunceiro como eu, uma coisa que vai pegar muito na casa nova é a organização. Disse pra mim mesma que eu não vou ter muita coisa, mas prevejo uma casa entulhada de itens decorativos...

Quanto mais decoração, mais coisa para limpar. Nesse caso, meu ascendente em Virgem não ajuda e eu não consigo nem arrumar meu quarto direito... Mas enfim (não vamos nos apegar a detalhes).

Separe um dia de folga para arrumar a casa: imprescindível. Eu sei, você não vai querer fazer nada no dia de folga a não ser descansar, mas coloque isso na rotina: 1 dia para colocar a casa em ordem e 6 pra manter as coisas no lugar. Tirou? Guardou. Sujou um prato? Já lava e guarda pra não acumular.

Vamos por em itens pra organizar o post:

Organização:
  • Louça: Não deixe acumular! Quanto mais louça acumulada, menos vontade de lavar (vai por mim). Terminou de jantar? Já lava, seca e guarda tudo!
  • Limpeza da casa: Separe um dia da semana pra fazer aquele faxinão. Comece a limpeza sempre de cima para baixo (tirando o pó dos armários, objetos e por último o chão). Não tem necessidade de fazer isso todo santo dia. Um dia você faz a faxina pesada e nos outros 6 você tenta manter a casa organizada (isso pra mim vai ser torturante).
  • Limpeza do banheiro: A coisa que eu gosto de fazer (talvez a única), também dá pra fazer no mesmo dia que a limpeza da casa (se você não estiver morto o suficiente para isso).
  • Lavagem de roupas/roupa de cama: Aqui o bicho pega. Roupas pesadas como jeans, toalhas e lençóis é bom dar uma acumulada para lavar - assim economiza água também. Blusas aconselho a lavar todo dia, isto é, chegou em casa (na mão mesmo) lava e já põe pra secar. No caso de roupas íntimas, também dá pra usar esse mesmo esquema.
Comida:
Essa é a parte em que a gente senta a chora, mas vamos lá:
  • Como a falta de tempo será constante, pegue um dia e faça a comida da semana toda. Sim, você deixar tudo pronto na geladeira. Seu dia vai ser corrido entre trabalhar/estudar/cuidar da casa, então quanto mais otimizado for as coisas, melhor para você. Deixe tudo pronto em potes com o dia em que você fez escrita. Isso ajuda a manter o controle. No preparo de saladas, deixe tudo cortadinho, separado em potinhos (sou a maníaca dos potinhos, desculpem) sem tempero - esse você coloca quando for comer preparar sua marmita do trabalho (canso contrário ela ira murchar).
  • Se for manter jarras de suco na geladeira, mantenha-os fechados. Coisas abertas ficam com "gosto de geladeira".
Esse resumo ficou gigante, mas prometo que quando eu mudar, farei posts contando essa aventura =D

Deixe um comentário