#3 | Comemorando com pouca grana

Festa é uma coisa que brasileiro adora (aliás, quem não gosta de festa?), tudo acaba em festa (e em pizza). Mas uma coisa que não estamos podendo, é gastar pois a crise pegou geral sem dó nenhum!

No meu caso, eu pensaria 357 vezes antes de fazer uma - pensando em todo o gasto envolvido, mas se você quer mesmo uma, e faz questão disso, vou deixar umas dicas de como fazer uma festinha sem gastar muito (porque gasto, sempre tem).
  • Decoração
Item imprescindível na festa. Nem precisa ter muita coisa, estando bem decorado é o que importa. Dependendo do tema da festa, você pode até pegar uns vasos e outros itens decorativos da sua casa para enfeitar a mesa. Mas cuidado: os objetos tem que combinar entre si, não me inventa de entulhar a mesa com vários objetos aleatórios.

Outra coisa que você pode fazer é você mesmo fazer os enfeites da decoração. Se você domina a arte dos trabalhos manuais, além de se divertir fazendo (eu adoro fazer esse tipo de coisa), vai economizar uma grana e ainda vai fazer a decoração exatamente do jeito que você quer.

O pinterest é uma ótima fonte de inspiração e ideias para a decoração. Visite lojas especializadas em festas e compare preços. As vezes o valor da peça pronta vale mais do que o tempo que você irá gastar para fazer.

Outra coisa a se pensar, é procurar em sites como Wish e Aliexpress. Mas, como os produtos desses sites vêm da China, é bom comprar com no mínimo 6 meses de antecedência, para não correr o risco de não chegar a tempo. Lá você encontra de um tudo e com valores bem baixos.

Uma coisa a se investir são itens que você possa guardar a usar depois. Fez uma festa? Guarde os itens decorativos. Há grandes chances de você reutilizar alguma coisa em sua próxima festa - isso faz com que você compre apenas o que estiver faltando.
  • Comidas e bebidas
Comida é uma coisa que eu acho que você não deve economizar. Claro que a quantidade depende de quantas pessoas você irá convidar para a sua festa, mas digo no sentido da qualidade. 

Visite os lugares onde você irá encomendar os salgadinhos (sou contra festa não ter coxinha e bolinha de queijo), prove salgados e doces (mas não esquece do brigadeiro). Existem N lugares para você escolher, mas cuidado que o barato pode sair caro.

Hoje em dia existem na internet calculadoras específicas para calcular a quantidade por pessoa mais ou menos... Segundo o site Parangolé, para uma festa com 50 pessoas (contando só com adultos), dá +/- 10 salgadinhos, 500 ml de refrigerante e 350 ml de bebida alcoólica.

Com isso você já tem uma base legal para comprar a quantidade certa de bebida e comida para a sua festa. Mas tenha em mente que as pessoas convidadas possam levar 2 ou 3 pessoas consigo. Então, faça o cálculo sempre para mais.

Share This Article:

,

CONVERSATION

2 comentários :

  1. Adorei,principalmente esse para calcular,assim evita o desperdício e ainda dá pra combinar com as pessoas pra alguém trazer uma coisinha a mais e ajudar tbm ;)
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Essa calculadora é fantástica para você ter uma ideia de quanto gastar com a comida e bebida evitando muuuuito a sobra no final, mas é claro que sempre vai ter aquele parente que vai trazer uma ou duas pessoas a mais, mas ainda sim é uma ótima ferramenta pra ter uma base total de quanto irá ser gasto.

      Excluir