Você tem 15 anos ou +, acordou hoje e viu uma espinha gigante nascendo... Parabéns, começou a pior fase da sua vida: a puberdade.



Mas nem tudo é ruim. Nessa fase você sente uma montanha russa de sentimentos novos, além do seus hormônios realizarem uma festa rave e não te convidarem. Descobre também que, o que estava ruim, pode piorar a níveis drásticos. Como por exemplo, o tema do post de hoje, o surgimento de espinhas.

A não ser que você tenha pele seca, todos já tiveram uma única espinha que seja e, por causa do nosso amado clima, é muito provável que você tenha uma pele mista/oleosa. Por conta disso, ao longo da sua adolescência, irão surgir cravos pretos e algumas espinhas. Se você tiver um pouco de sorte, não terá cistos nem espinhas internas inflamadas.

Terrorismo a parte, se você tem algum desses "sintomas" de adolescentite, você está no lugar certo. =)

Espinha mais falsa que eu ja vi!
Primeiro, vocês sabem como surge essa infeliz? Sim, infeliz, pois isso não é de Deus.

Fonte: Medstética
A espinha ocorre porque sua glândula sebácea fica enlouquecida e produz uma quantidade exagerada de sebo (óleo, oleosidade). Na foto acima, temos o folículo piloso (o pelo, que é desnecessário em algumas partes do corpo u.u), essa parte amarela com uns pontinhos é a glândula sebácea, que na imagem está completamente descontrolada, produzindo sebo ao extremo, causando a inflamação que você vai espremer quando estiver com a pontinha amarela.

É a glândula sebácea que deixa a sua cara parecendo um pastel de feira quando você acorda de manhã. Por isso sua pele fica com acne, espinhas e afins. Ele entende que a pele está seca e/ou desidratada, surta, e produz sebo (óleo) até você conseguir fritar uma coxinha com o óleo do rosto.
#chorando feat. #chatêada
Mas calma, não precisa entrar em pânico (ou entre se quiser). Existem pequenas atitudes não para fazer fazer as espinhas sumirem (até porque, isso seria um milagre) mas para controlar essa festa do sebo na sua cara.

Se você menina (ou menino, por que não?) e usa maquiagem, não me vá dormir com isso no rosto! Isso é praticamente um convite vip espinha vir, com direito a open bar!  Limpar a pele, independente se você usa maquiagem ou não é de extrema importância.

Lavou com o sabonete correto!? Ótimo, agora tem que tonificar. Ou você acha que ter pele com espinha é fácil? Use um tônico específico, exemplo: adstringente que controla oleosidade, evita surgimento de cravos pretos, pele sensível. 

Passou o tonificante e sentiu a pele repuxar? Legal, chegou a hora de hidratar. Se você não aplica um hidratante específico pra pele oleosa, a sua glândula sebácea entende que ela está sendo convidada a um rodízio de churrasco, com todas aquelas carnes pingando gordura. Tem que hidratar. Pegue o hábito de ler o rótulo das coisas, pra você saber o que está passando. Isso evita que você deixe a sua pele mais cagada do que ela está.
Imagem meramente ilustrativa.

Por último e não menos importante: protetor solar. Se o seu protetor solar tiver cheiro de praia, NÃO APLIQUE NO ROSTO. Para uma pele oleosa/mista, tem que ser um protetor específico para evitar a festa rave que eu falei o post inteiro. Esses protetores custam caro? Sim, custam. Mas você prefere gastar um pouco mais no protetor pra melhora a saúde da sua pele, ou ficar com a cara toda cagada e brilhando feito pastel de feira?!

Pede pra sua mãe, pra sua tia, avó... Quem for. Essas medidas evitam uma série de piadinhas escrotas e baixa estima. E, pele bonita é outra coisa né gente?! xD

Gostou do post? Clique no g+1. Comente, pergunte, sugira, critique: qual a sua opinião a respeito?











2 Comentários

  1. Ahhh eu sei como é .. o pior é ja ter saído da puberdade e acne continuar! haha meu caso :(
    Eu faço tudo isso limpo direitinho mas acho que a minha já tem haver com algo mais ''profundo'', por eu não estar mais na adolescência. O chato é pagar as consultas do dermatologista rs mas é preciso neah?

    Otimo post super esclarecedor! Antes quando eu era mais nova não sabia nada disso até maquiada dormia ><'
    Um grande beijo
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia! A acne também pode estar relacionada a algum distúrbio hormonal ou algo emocional também. Vale muito a pena investigar direitinho, pra saber o tratamento mais indicado. Uma pele oleosa, tende a ter mais acne por causa das glândulas enlouquecidas e também vale lembrar que a pele acneica não deixa de ser assim, pois isso é uma característica dela, mas você pode controlar esse excesso de oleosidade e o aparecimento das terríveis espinhas! Fico muito feliz pelo post ter sido útil! Continue no blog, a opinião dos leitores e leitoras é muito importante! Um grande Beijo.

    ResponderExcluir